Bujinkan Budo Taijutsu

 

 

Nenriki Dojo Pergaminho Site 018

A Bujinkan é uma organização de artes marciais internacional, criada pelo Dr. Masaaki Hatsumi em 1972 para promover a arte Ninja e as nove antigas tradições de artes japonesas.

 

Durante as décadas de 50 e 60 Masaaki Hatsumi foi aluno do Sensei Toshitsugu Takamatsu o qual, após 15 anos de treino constante, transmitiu-lhe o título de Soke de 9 escolas marciais morrendo pouco tempo depois.

 

O Taijutsu praticado na Bujinkan começou por ser um sistema de combate sem armas típico do Ninjutsu (a Bujinkan engloba 9 escolas marciais, 3 das quais são de Ninjutsu, sendo as restantes estilos marciais tradicionais japoneses). Porém, a partir de 1995, o Soke Masaaki Hatsumi formulou o Budo Taijutsu, que é uma arte mais abrangente e que reúne a essência de todo o conjunto de conhecimentos que a Bujinkan engloba, para a criação de uma verdadeira e completa arte marcial. É uma concepção mais genérica e adaptada a atualidade.

 

O Budo Taijutsu literalmente falando, significa o combate sem armas nas artes marcias. Esta ideologia aplica-se ao conjunto das nove escolas que compõem a Bujinkan.

As 9 escolas da Bujinkan

Como se pode observar existe um grupo de três escolas que possuem uma característica comum, Ninjutsu. Estas escolas nasceram especificamente para tal fim. As restantes, são estilos de artes marciais que possuem características próprias.

Togakure Ryu Ninjutsu ( A escola da Porta Escondida )

Este é talvez o mais famoso estilo de Ninjutsu praticado na atualidade e dos poucos existentes. Esta escola foi fundada no principio do séc. XII por Togakure Daisuke. Famosa pelo uso de armas como o Shuriken e os Shukos. A Togakure Ryu utiliza técnicas de manipulação e intimidação mental. Esta escola é especialista também em Koshi Jutsu e Daken Taijutsu.

Gyokko Ryu Koshi Jutsu ( A escola do Tigre de Diamante )

Foi fundada em meados do séc. XII por Tozawa Hakunnsai. Pensa-se que esta escola teve sua origem na China no séc. VIIII. A especialidade desta escola é o Koshijutsu que utiliza técnicas de ataque aos pontos vitais e orgãos. Esta escola tem uma forte ligação com o Kenpo chinês. Esta escola é a mais antiga do sistema da Bujinkan e base de muitas artes marciais de Bujutsu e Ninjutsu da região de Iga.

Kukishinden Ryu Happo Hiken Jutsu ( A escola da Tradição dos Nove Deuses Demónios )

Foi fundada por meados do séc. XIII por Izumo Kanja. Esta escola é uma escola basicamente de guerra e utiliza diversas armas , famosa pelo uso da Naginata ( Alabarda ), Yari ( Lança ), Bo ( Bastão ), Shuriken ( lâminas de atirar ), mas a sua especialidade era mesmo no uso da espada.

Shinden Fudo Ryu Daken Taijutsu ( A escola do Coração Imutável )

Esta escola foi fundada no principio do séc. XII por Izumo Kanja. A especialidade desta escola é o Dakentaijutsu. Nesta escola utiliza-se somente os princípios da natureza, como tal não existem posições.

Gyokushin Ryu Ninjutsu ( A escola do Coração de Diamante )

Esta escola foi fundada no século XV por Sasaki Orouemon Akiyari. Gyokushin e conhecido pelo uso de Nagenawa ( laco ).

Koto Ryu Koppo Jutsu ( A escola do Tigre Derrubado )

Fundada no séc. XVI por Toda Sakyo. A especialidade desta escola éo Koppojutsu, técnicas para partir ossos e Kyusho, pontos de pressão. Esta escola utiliza uma técnica de espada pouco usual, magetsu no kamae.

Gikan Ryu Koppo Jutsu ( A escola da verdade, lealdade e justiça )

Fundada em meados do séc XV por Sasaki Orouemon Akiyari. A especialidade desta escola é o Koppojutsu. Esta escola utiliza também técnicas de Koshijutsu.

Takagi Yoshin Ryu Jutai Jutsu ( A escola da Árvore alta e do coração elevado )

Fundada no seculo XVI por Takagi Oriemon Shigenobu. A especialidade desta escola é o Jutaijutsu, técnicas eficazes e rápidas de projecções , imobilizações , chaves e estrangulamentos. Este estilo utiliza também técnicas de fuga.

Kumogakure Ryu Ninjutsu ( A escola escondida nas nuvens )

Esta escola foi fundada em meados do séc. XV por Iga Heinaizaemon. Esta escola é famosa pelo uso de máscaras demoníacas para assustar o inimigo e pelo uso de Kamayari ( corrente e foice ). Kumogakure Ryu é especialista em técnicas de salto e em técnicas de sobrevivência.